hcpg105_rayanne_CRcarta

hcpg105_rayanne_CRcarta

Rayanne Cristinne – CARTA DE UMA AMIGA por Cláudia Renault

Conheci Rayanne Cristine quando esta era estudante de graduação do curso de enfermagem da UnB. Cheia de sonhos, indigena do povo Baré que estava em Brasília para buscar estratégias para ajudar seu povo a construir vias para garantir os seus direitos.


Participava de vários projetos. Pois precisava adquirir conhecimentos e articular para levar projetos e recursos para os povos indígenas. Colocou a sua cara e o nome dos povos indígenas em várias convenções, seminários, conferências locais, nacionais e internacionais.


Assim seguiu não apenas falando sobre a diversidade dos povos indígenas na UnB. Mas em Brasília, no Brasil e no mundo a fora. Pois era preciso além da capacitação e organização pessoal era preciso garantir que os povos indígenas tivessem oportunidade de mostrar que tem conhecimento ancestral e é preciso mostrar sua cultura e seu espaço de protagonismo. E além de tudo promover estes espaços de protagonismo.


Assim construiu junto com o coletivo a Maloca – Centro Multicultural dos povos indígenas, o Ambulatório de Saúde Indigena, participou de Fóruns e Conferências internacionais marcando o espaço dos povos indígenas do Brasil e da América do sul.


Após sua conclusão no Mestrado em Cooperação Internacional do CEAM, continuou a trabalhar em Organismo Internacional na defesa dos Direitos Humanos. Fez uma belíssima trajetória acadêmica e profissional dentro dessa universidade como estudante, pesquisadora e ativista política dos direitos dos povos indígenas.


Orgulho grande falar dessa Guerreira, Sucesso na trajetória Rayanne Cristine!


Atenciosamente,
Claudia Regina Nunes Renault (Coordenadora Indigena da UnB Assistente Social)