hcpg91_milton_de_mello_MMcarta

Milton Thiago de Mello – Autobiografia

O Professor Milton Thiago de Mello nasceu em 5 de fevereiro de 1916 no Rio de Janeiro, Brasil.

Depois do curso secundário no Colégio Pedro II ingressou no Exército Brasileiro como
soldado e logo depois aluno da Escola de Veterinária do Exército.

Mais de 80 anos de sua vida foram dedicados a múltiplos aspectos da Profissão Veterinária.

Inicialmente trabalhando com cavalos no Exército Brasileiro e durante alguns anos em clínicas de pequenos animais. No Exército exerceu diversas funções enquanto efetuava pesquisas no Instituto Oswaldo Cruz sobre zoonoses e foi professor na Escola de Veterinária do Exército e no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Suas pesquisas mais importantes, durante décadas, foram concentradas em assuntos de microbiologia aplicada à saúde pública (brucelose, peste bubônica e outras zoonoses).

Depois de um período de pesquisas sobre brucelose como bolsista da Fundação Guggenheim na Universidade da Califórnia-Berkeley, tornou-se consultor internacional trabalhando muitos anos em vários organismos incluindo OMS, OPAS e FAO, com projetos em diversos países: Estados Unidos, México, El Salvador, Guatemala, Peru, Haiti e República Dominicana.

Retornando ao Brasil, continuou trabalhando ativamente em temas relacionados com bem-estar animal, meio ambiente e animais silvestres principalmente primatas, na Universidade de Brasília, onde foi Decano de Pesquisas e Pós-Graduação. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia recém fundada, Secretário para as Américas da Sociedade Internacional de Primatologia, iniciou a série de Congressos Brasileiros de Primatologia (atualmente o XV) e durante 25 anos realizou Cursos para graduados sobre primatologia e animais silvestres na Amazônia e outros biomas brasileiros.

Nos últimos anos sua atenção orientou-se para segurança alimentar com numerosos trabalhos e livros publicados sendo consultor para algumas agências governamentais.

Atualmente, na Presidência da Academia Brasileira de Medicina Veterinária em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura, o Prof. Milton continua em plena atividade fazendo palestras, escrevendo trabalhos e livros e participando de congressos nacionais e internacionais. Acaba de regressar da Turquia onde apresentou trabalho no 32º Congresso Mundial de Veterinária (setembro de 2015).

É Membro da “New York Academy of Sciences” e Emérito da “American Academy of Microbiology”. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Primatologia, da Associação Mico-Leão Dourado, da Associação de Antigos Funcionários Internacionais do Brasil (AAFIB) e da Associação Mundial de Veterinária; “Honorary Fellow” da “Zoological Society of London”.
Entre as muitas distinções recebidas, a mais recente foi o Prêmio John Gamgee, a máxima honraria da Profissão Veterinária, concedido durante o 31º Congresso Mundial de Veterinária (Praga, República Tcheca, setembro de 2013).

Texto escrito e enviado pelo Professor Milton Thiago de Mello para a equipe deste projeto. Professor Milton completou 105 anos em fevereiro de 2021.