hcpg8_aldo_pavianiDM

hcpg8_aldo_pavianiDM

Aldo Paviani – Por Daphne Machado

Sou geógrafo, urbanista e ativo aposentado. Preocupa-me a organização dos espaços urbanos e ambientais, a construção geográfica do espaço.


O que desejamos, o que queremos para as metrópoles, as cidades em geral? Trabalho, alimentação, deslocamento, educação, vegetação, água, qualidade do ar, cultura, entretenimento, qualidade de vida para todos.


O que possuímos: desigualdades espaciais, grande volume de desemprego nas periferias metropolitanas, dificuldade de acesso à alimentação, ao deslocamento e à educação, pouca ou nenhuma vegetação, escassez de água, mananciais e lençóis freáticos secos, baixa qualidade do ar, sem acesso à cultura e ao entretenimento, e
baixa qualidade de vida.


Brasília é o lugar onde as desigualdades são mais aparentes, apesar de possuir o 1º lugar em qualidade de vida no Brasil, possuir 70% de área rural, ser a região brasileira em 11º lugar na produção de feijão, reter o maior índice de produtividade e possuir 68 mil hectares plantados de soja e 60 mil hectares de milho. É caracterizada por fornecer serviços, não há indústrias ou empresas disponíveis para assumir a mão de
obra disponível.


Continuo disposto a contribuir com o planejamento dos espaços culturais e discutir soluções para esses problemas, no que, de fato, ainda trabalho.